Atletiba histórico

Atletiba histórico

Hoje o futebol brasileiro não teve um jogo que ficará marcado para a história.

Estava previsto para hoje a tarde o primeiro Atletiba, o clássico entre Atlético-PR e Curitiba.

Além das pessoas que foram ao estádio, estava previsto que qualquer pessoa com internet pudesse acompanhar o jogo. Sim, a ideia era transmitir, ao vivo, pelo Youtube, com narradores, comentaristas, câmeras exclusivas e tudo mais.

E, por conta disso, não houve jogo.

Veja abaixo a transmissão do jogo que não aconteceu e, por isso, é histórico.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=HIC1eM_hjCA?ecver=2]

A história é que os dois times não aceitaram a oferta da Rede Globo, a dona do futebol brasileiro. Acharam a oferta de 1 milhão por alguns anos de direito uma afronta à história dos dois clubes, que tem títulos nacionais em seus currículos.

OK, a Globo não é obrigada a pagar mais. E nem os clubes são obrigados a fechar com ela, como não fecharam. E decidiram seguir um modelo moderno – e que já vigora em vários locais. Transmitir online e, havendo adesão e público, vender publicidade e fazer sua própria renda, de maneira independente.

A Globo, indiretamente, fez com que o jogo não ocorresse ao pressionar a Federação Paranaense, que impediu os árbitros de iniciarem o jogo… mas só agiu quando torcida, jogadores, e tudo o mais já estavam prontos, visando obviamente fazer com que a direção dos clubes cedesse e jogasse sem transmitir os jogos – era essa a exigência.

E não há de ver que os clubes peitaram a FPF? Não jogaram, alegando que só jogariam se pudessem transmitir sua partida, já que não venderam os direitos a ninguém.

Diante do impasse, não houve jogo. Que bom, o CAP já tem mostrado atitudes corajosas ao desprestigiar o falido estadual escalando times reservas ou juniores há algumas edições do torneio, mas a atitude de hoje e com o apoio direto do seu maior rival é histórica e tomara que faça com que haja mudanças na condução do futebol brasileiro.

Aguardemos pelos desdobramentos e esperemos que não haja oportunismos e venda barata das convicções demonstradas hoje pelos dois grandes clubes paranaenses.

0 Seja o primeiro a curtir esse farelo

Paulo Farelos

Deixando alguns farelos para seguir meu caminho… com essa frase, inspirada em conto infantil essa frase marcou o início do projeto Farelos de Pensamento. Este espaço agora não guarda mais apenas pensamentos soltos mas também todos os meus textos que antes estavam espalhados por aí, em meu outro blog, no qual não vou mais escrever e de onde, aos poucos, vou puxar todo o conteúdo também para cá. Mas aqui também vão ter minhas resenhas para filmes e trailers, as minhas crônicas e textos, meus podcasts, meus vídeos. Assim, como meus interesses culturais passeiam pela literatura e os quadrinhos e se concentram com mais força em música e cinema pops, ainda que o circuito de arte também me desperte interesse, então os farelos de pensamentos passaram a ser farelos de qualquer coisa, pois vivo muito de blá-blá-blás e outras amenidades diversas. Um farelo para cada um desses momentos. E o caminho segue. E há tantos caminhos possíveis.