Contraste Musical: Fernandinha Takai x Zé Ramalho

Mais uma ideia maluca me passou pela cabeça. Vou criar uma nova seção neste blog dedicada a música, para complementar o ‘‘Versos do Dia”, que tem por objetivo registrar trechos de músicas que marcaram um dia especial em minha vida.

A ideia por trás do Contraste Musical é auto-explicativa: realçar diferenças marcantes entre dois artistas. Seja estilo, seja qualidade, sejam características. Não é, porém, algo que se julga definitivo, mesmo que seja apenas minha opinião. Será, sim, minha opinião mas por vezes não sobre o artista em geral, mas sobre a visão de dois artistas sobre uma mesma música. Enfim, o que valerá será sempre o realce do contraste.

Para inaugurar, escolhi dois artistas que gosto muito: Fernanda Takai, vocalista do Pato Fu e agora também com carreira-solo sólida, e o grande Zé Ramalho, baluarte da música popular brasileira. E o contraste é: voz de trovão x voz das nuvens. Ele, dono de uma das vozes mais marcantes da MPB, extremamente grave e com uma assinatura vocal que faz com que saibamos que é ele quem canta já no primeira palavra cantada. Ela não fica atrás, mas do outro lado do espectro. Voz delicada, doce, suave.

E não há uma forma mais clara de se fazer isso do que exemplificando. Versão do Pato Fu para “Frevo Mulher”, em apresentação ao vivo do show “Música de Brinquedo”.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=Ofux_ReGmek]

E aqui, registro da mesma canção pelo seu intérprete original.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=ZrOZV_oKC3U] 0 Seja o primeiro a curtir esse farelo

Esfarelado