Dia Internacional do Rock

Dia Internacional do Rock

Parabéns rockeiros e parabéns rock’n’roll.

É só mais uma data, mas não custa aproveitá-la, já que ela existe, para deixar registrada a importância desta forma de expressão musical e artística e a sua importância para mim.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=C2pvQcuRzWY&w=560&h=315]

Eu escolhi Break on Through, dos Doors, pois para mim é um bom símbolo do que a música é capaz de fazer, de levar para o outro lado, em que você fica à flor da pele, em que sentimentos vem e vão descontroladamente, em que rimos ou choramos, em que pulamos, em que nos envolvemos. A música é poderosa e deleitar-se apenas ouvindo, curtindo, cantando junto, é especial.

Música é feita para se ouvir. Claro que faz sentido deixá-la tocando de fundo em casa ou numa festa, ouvir despretensiosamente enquanto estamos no carro e assim por diante, mas nada é igual à experiência de apenas ouvir, com atenção, dedicar-se a ela, apreciar as nuances, os detalhes.

A seção Versos do Dia deixa clara a minha preferência por canções. Eu gosto das letras, trato-as como poesia. E o rock é terreiro farto para essa expressão. Morrison, Lennon, Dylan, Russo, Raulzito e Cazuza e tantos, tantos outros que preferiram transgredir e agredir usando o rock como canal e sua poesia como mensagem. O rock é transgressão e é estilo, mas também é filosofia e conteúdo. Mesmo o punk rock. Mesmo o heavy metal. Mesmo as milhares de divisões e subdivisões com que adoramos catalogar a arte, para torná-la mais vendável e facilitar que encontre e forme seus nichos.

Mas nada disso é necessário. O que é necessário são três acordes mal tocados, boas ideias sendo repetidas, de preferência gritadas e muita distorção. Ou a progressão rosa e suas óperas muradas, ou ver pedras rolando em direção aos besouros, abrir portas para tocar o céu, pegar carona em um zeppelin cheio de mutantes, perguntar quem é e descobrir que é a rainha, conhecer engenheiros que se alistaram na legião estrangeira em busca da ira! que não pode ser encontrada em nenhum de nós. O sistema é fodão e o rock é minha musa!

Adoro a Kiss FM, presente que a minha esposa me deu, e mais ainda o seu bordão: “Não deixe o rock sair de você”. É isso, a gente não pode deixar isso acontecer. Amanhã eu vou ter quarenta. Mas o rock tem que continuar comigo.

Parabéns, bom e velho rock’n’roll.

0 Seja o primeiro a curtir esse farelo

Paulo Farelos

Deixando alguns farelos para seguir meu caminho… com essa frase, inspirada em conto infantil essa frase marcou o início do projeto Farelos de Pensamento. Este espaço agora não guarda mais apenas pensamentos soltos mas também todos os meus textos que antes estavam espalhados por aí, em meu outro blog, no qual não vou mais escrever e de onde, aos poucos, vou puxar todo o conteúdo também para cá. Mas aqui também vão ter minhas resenhas para filmes e trailers, as minhas crônicas e textos, meus podcasts, meus vídeos. Assim, como meus interesses culturais passeiam pela literatura e os quadrinhos e se concentram com mais força em música e cinema pops, ainda que o circuito de arte também me desperte interesse, então os farelos de pensamentos passaram a ser farelos de qualquer coisa, pois vivo muito de blá-blá-blás e outras amenidades diversas. Um farelo para cada um desses momentos. E o caminho segue. E há tantos caminhos possíveis.