Ações de hoje – é tudo o que existe

Ações de hoje – é tudo o que existe

Eu vou me repetir e sei que é cansativo, mas mais uma vez, hoje, fui levado ao pensamento de que só existe hoje e só as ações é que valem. Planejamentos, sonhos ou devaneios, bem como memórias, boas ou ruins, fazem parte do que somos, mas não podem ser aquilo que mais valorizamos.

Vejam, por exemplo, o próprio site “Esfarelado”… está sem uma atualização sequer há meses. Se alguém me perguntar se eu o abandonei, a resposta será rápida e certeira: “mas é claro que não, pelo contrário, eu tenho vários planos… o Esfarelado vai ganhar um canal de vídeo. Teremos um podcast para falar e analisar as minhas músicas favoritas. E o site vai ser transformado em uma revista digital, totalmente responsiva”. Pois é, tudo isso são planos e sem ações, hoje, todos os dias, não vão passar disso, de ideias em minha cabeça. E à medida que os hojes vão se acumulando em forma de ontens e anteontens, sem ações, nada muda e a última postagem no meu site ainda não responsivo foi em novembro… e já numa fase minguante, já que até mesmo a colaboração quinzenal na coluna 171 Todo Dia foi também interrompida.

E não adiantaria eu ter dito que amanhã este texto estaria pronto, pois não estaria. Eu tenho que escrevê-lo e publicá-lo hoje, já. E é o fato de escrevê-lo e publicá-lo, e não o fato de pensar nele, é que faz com que ele esteja aqui, neste espaço, disponível e servindo o seu propósito de registrar as coisas que são importantes para mim, de uma forma organizada em que eu mesmo e qualquer outro interessado – os eventuais leitores – possam ler. É isso que vale. É só porque as palavras foram digitadas, lidas e revisadas, e ao final o botão “publicar” do WordPress foi apertado que esse desabafo veio parar por aqui.

E é só com atitudes similares a esta que também poderá haver um canal de vídeos, podcasts, novos textos. Eu sou apaixonado por esta ideia, mas ela não pode ser só uma ideia. Só existe o hoje e as coisas só acontecem se a gente age. Não há mistério, mas há procrastinação – ou outras prioridades.

Recentemente eu recebi mais de 13 mensagens de parabéns pelo LinkedIn pelo aniversário da criação do Esfarelado. A data é aproximada, na verdade refere-se ao aniversário de publicação do meu primeiro post em meu blog, que na época tinha outro nome. Mas foram vários parabéns pelo aniversário de uma ideia que já está na adolescência, e há amigos que ficaram felizes em saber que ela ainda existe. Está na hora de esse adolescente formar personalidade e começar a pensar no futuro. Mas não só pensar…

0 Seja o primeiro a curtir esse farelo

Paulo Farelos

Deixando alguns farelos para seguir meu caminho… com essa frase, inspirada em conto infantil essa frase marcou o início do projeto Farelos de Pensamento. Este espaço agora não guarda mais apenas pensamentos soltos mas também todos os meus textos que antes estavam espalhados por aí, em meu outro blog, no qual não vou mais escrever e de onde, aos poucos, vou puxar todo o conteúdo também para cá. Mas aqui também vão ter minhas resenhas para filmes e trailers, as minhas crônicas e textos, meus podcasts, meus vídeos. Assim, como meus interesses culturais passeiam pela literatura e os quadrinhos e se concentram com mais força em música e cinema pops, ainda que o circuito de arte também me desperte interesse, então os farelos de pensamentos passaram a ser farelos de qualquer coisa, pois vivo muito de blá-blá-blás e outras amenidades diversas. Um farelo para cada um desses momentos. E o caminho segue. E há tantos caminhos possíveis.