Carcassone

A Dri agora também tem blog: http://www.madamemisty.blogspot.com/. O endereço também já está aqui ao lado na minha lista de blogs favoritos e indicados. Bem-vinda à blogosfera, amada Cerejinha. 😉

Por falar nela, para aproveitarmos a última semana em que ela esteve comigo aqui na França, em sua mais recente visita, viajamos para Toulouse e Carcassone, dormindo também uma noite em Montpellier, tudo ao sul de Lyon (e da própria França). O Google Maps ajuda a se localizar, como na figura que incluo aqui.

O ponto A é Lyon e o ponto B é Toulouse. No caminho de A a B estão Montpellier e Carcassone.
A viagem já começou com aventura. Era uma quinta-feira e eu deveria comparecer a uma reunião de trabalho na sexta-feira, em Toulouse. Esse era, afinal, o motivo original da viagem. Nesta mesma quinta-feira ocorreu uma  paralização de um dia no sistema de transporte público na França. Duas constatações que acredito que já tenham sido feitas antes em algum post mais antigo do blog: franceses adoram greves e o nome francês para essas paradas é “perturbation”, o que não poderia ser mais apropriado.

Em todo caso, lá estávamos eu e a Dri, na estação, animados e no horário previsto para averiguarmos o que aconteceria com o nosso trem para Toulouse. Obviamente, havia sido anulado. Mas não entre em pânico… a agente que nos atendeu na estação nos informou que um trem partiria algumas horas depois e ainda seria possível chegar a Toulouse naquele dia. Arriscamos, confiamos na informação recebida e o resultado foi que tivemos que passar, inesperadamente, uma noite em Montpellier e partir na manhã seguinte para Toulouse. No fim das contas, acabou sendo bom. Cheguei um pouco atrasado para a reunião mas conhecemos uma nova cidade, o que não estava nos planos.

Toulouse foi interessante, cidade agitada e de clima gostoso. Mas passei pouco tempo por lá. A Dri pode conhecer melhor pois passeou também na sexta. Porém, o passeio mais legal foi mesmo para Carcassone, no sábado. Fizemos o passeio na companhia agradável da Cecília – aluna de mestrado brasileira com quem compartilho a sala de trabalho por aqui – e de sua mãe, Marília, que também estava cumprindo a “temporada oficial de visitas”. Teve direito a piquenique à beira de um belo rio e dentro de um parque muito bem cuidado e a descoberta de um castelo medieval, bastante bem conservado e restaurado, em todo o seu esplendor. Segundo Marília, o castelo medieval mais bem conservado de toda a Europa. O algo mais é que o avistamos ao longe, de surpresa, quando atingimos uma ponte que leva até ele. Até então, ele estava encoberto pelas edificações da pequena cidade. Foi uma visão tão bela e empolgante que dificilmente será esquecida. Dentro do castelo um passeio pela casa do conde que lá habitava, hoje transformado em museu, e pelas pequenas e estreitas ruelas do vilarejo que a fortaleza abrigava, hoje transformadas em comércio. Ainda aproveitamos da peculiaridade de estar no local no dia em que a igreja do castelo estava sendo utilizada para um casamento. Passeio singular e imperdível!

Abaixo algumas fotos para registrar.

Dri ainda em Lyon, aguardando a saída do trem para Toulouse. Aquele que no fundo não chegou…

As meninas já embarcadas no trem e a caminho de Carcassone.

Estação de trem de Carcassone. Chegamos!!

As ruas da cidade de Carcassone.

O parque onde ocorreu o delicioso piquenique, com direito a uma inesperada sobremesa: bolachinha amanteigada com gostinho de nostalgia.

Uma foto em que eu apareço, para provar que eu também estava na viagem. 😉

E eis o castelo e o tesouro de Carcassone, na mesma foto! 😉

Valeu, Carcassone e até a próxima!

0 Seja o primeiro a curtir esse farelo

Esfarelado