Curta metragens

A internet mudou o mundo, conectou as pessoas, alterou hábitos, modificou o panorama comercial, etc, etc, etc. Vários chavões podem ser ditos a respeito das maravilhas proporcionadas pela rede mundial de computadores.

Uma coisa, em particular, que a internet ajudou a tornar acessível a um público muito maior e que, antes dela, tinham um circuito muito mais restrito são os filmes de curta metragem. Eu mesmo posso dizer que antes de poder assistir filmes pelo computador não via curta metragens a não ser que eles fossem inseridos em DVDs/fitas como bônus ou em prévias dos filmes no cinema. Os festivais de curtas são restritos a centros maiores e não tem o mesmo apelo no grande público do que os longas, propulsionados pelos grandes astros e campanhas de marketing. Portanto, por natureza, os filmes em curta metragem já nasciam para públicos mais estreitos e, desta forma, imagino que tendiam a ter preocupações mais estéticas do que comerciais. Ainda tanto por que seus orçamentos são largamente inferiores.

Em Campo Grande, em 2005 salvo engano, passou a existir um Festival de Cinema que tinha uma programação de curtas e, então, já tive boas surpresas, como os bons filmes de Philippe Barcinski, cujo Palíndromo pode ser visto abaixo.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=HL4pHJ_AcBE&hl=pt_BR&fs=1&rel=0&border=1]

Uma beleza poder, de forma tão simples, acessar filmes tão diferentes entre si. Bem-vindos ao maravilhoso mundo dos curta-metragens.

0 Seja o primeiro a curtir esse farelo

Esfarelado