Paris – Loire – Saint-Malo – Monte Saint-Michel – Dia D

P { margin-bottom: 0.21cm; }

Inaugurando meus textos sobre viagens, vou descrever brevemente como foi o meu passeio pelos castelos do vale do Loire, subindo para a Bretanha em Saint-Malo, conhecendo o monte Saint-Michel e a praia do desembarque dos ataques aliados do dia D, em Arromanches. Tudo isso começando e terminando em Paris. Além de servir para mim como um registro da viagem, pode servir como dicas para algum desavisado que apareça aqui no blog e que esteja planejando fazer algo parecido. Ainda quero escrever também sobre as experiências em Istanbul e Budapeste antes que a memória comece a falhar!
Bom, alguns aspectos práticos antes de descrever os passeios em si. O primeiro ponto é que fiz o roteiro todo com um carro alugado. Peguei e devolvi o carro na gare de Lyon, em Paris. Acho que os passeios em si ganham muito se feitos com a liberdade que um carro proporciona, mas não sei se a melhor alternativa é pegar em Paris. Para quem não conhece bem, o trânsito da cidade é confuso e entregar o carro foi uma aventura. Tudo bem que a Maria, meu GPS com sotaque lusitano, me fez a agradável surpresa de passar ao lado da Torre Eiffel, do jardim das Tuilleries e da Praça da Bastilha, no caminho de volta. Não consigo pensar em um roteiro mais bonito mas, porém, também tumultuado. Uma alternativa seria tentar reservar a partida de Blois ou Tours, cidades do vale do Loire, e ir até elas de TGV a partir de Paris.
Organizei a minha viagem de forma que eu acordava já nos lugares onde visitaria, deixando os trajetos mais longos de carro para o fim do dia. Como eu estava sozinho, era um pouco cansativo ter que dirigir (em um dos trechos, 350km de Amboise a Saint-Malo) depois de ter andado durante o dia todo. Mas consegui fazer tudo sem maiores problemas e mantendo o prazer da jornada e das descobertas. A vantagem é que aproveitamos bem as noites para dormir e estamos refeitos e prontos para os passeios logo cedo no dia seguinte, fazendo o dia render.
Fiz os meus passeios no início de março e tive sorte de já ter tempo bom, em geral ensolorado, na Normandia e Bretanha! Fazia entre 10 e 15 graus e anoitecia por volta das 19h. Paris, na contramão, me recebeu sempre com temperaturas entre 0 e 5 graus e nublada.
Para organizar um pouco meu relato, vou dividi-lo em 3 posts: Vale do Loire, Saint-Malo, Monte Saint-Michel e Normandia e Père Lachaise, no qual narro a minha visita ao famoso cemitério parisiense.

0 Seja o primeiro a curtir esse farelo

Esfarelado