Reis Malditos

Maurice Druon é um escritor e historiador francês, morto em abril do ano passado, e que publicou em forma de romance a história da monarquia francesa a partir do século XIV em 7 volumes intitulados “Os Reis Malditos”. Ele escreveu esses romances de 1955 a 1977 e são uma leitura extremamente informativa e agradável ao mesmo tempo.

O primeiro livro – único que li até o momento – tem o subtítulo “O Rei de Ferro” e narra a perseguição de Felipe, o Belo aos cavaleiros templários, a execução do grão-mestre Jacques De Molay e a maldição lançada por ele no momento de sua execução e toda a sequência trágica de eventos que se dá a partir daí. Muito interessante tanto como painel histórico-cultural quanto como enredo. A Dri já leu a segunda parte – A Rainha Estrangulada – e agora é minha vez.

No intervalo entre um e outro, contudo, vou incluir “A Sombra do Vento” de Carlos Ruis Zafón. Todos com quem falei até aqui que já leram esse livro ficaram maravilhados e só falam maravilhas da obra do escritor espanhol. A Dri, por exemplo, é uma delas e é sempre marcante quando alguém diz que está “com dó” de terminar a leitura por ter de se despedir da estória e dos personagens. No caso deste livro, já ouvi a mesma reclamação mais de uma vez. Tenho que ler logo!

Ah, falando em leituras, fica a dica do site “www.skoob.com.br” que é uma espécie de rede social literária, em que você consegue montar uma estante virtual incluindo todos os livros que já leu (eu encontrei 90% dos livros que já li lá, o acervo é bem completo) e pode registrar sua opinião, cotação e ainda interagir com outras pessoas que já leram ou estão lendo o mesmo livro que você está lendo, já leu ou pretende ler. Bem legal. E “Skoob” é “Books” ao contrário! 😉

0 Seja o primeiro a curtir esse farelo

Esfarelado