Preview – Robocop & Gravidade
Hoje vou falar de um filme bastante aguardado cujo primeiro trailer saiu na semana passada: Robocop: A Origem, com estreia prevista apenas para 21/02/2014 no Brasil. Para nós, brasileiros, há ainda um interesse adicional por ser o filme que marca a estreia internacional do ótimo diretor José Padilha, do documentário Ônibus 191 e dos dois volumes de Tropa de Elite. Mas não vou falar apenas da refilmagem do clássico dos anos 80. Há espaço para o drama de ficção científica Gravidade (Gravity, dirigido por Alfonso Cuarón), estrelado por George Clooney e Sandra Bullock e com estreia prevista para o dia 11 de outubro no Brasil.
Tem um momento específico do primeiro trailer do novo Robocop que é marcante. Notem aos 1m4s do trailer. Um estupefato Alex Murphy observa suas mãos. Uma delas robótica e a outra humana. Essa é a essência do filme e é apresentada aqui de maneira bastante eficaz já que, momentos antes, aprendemos que a violência chegou a limites intoleráveis e vemos a esposa do oficial perguntando ao médico “Mas que tipo de vida ele terá?”, quando este propõe transformar seu marido em um robô-humano-policial, já que ele está entre a vida e a morte após ser ferido gravemente em uma operação.
Considero refilmagens por si só, apenas aproveitando da evolução tecnológica para fazer efeitos especiais “melhores” do que os originais, algo vazio. Acredito que vale reapresentar um clássico do cinema de ação para uma nova geração, mas sempre com o intuito de aproveitar os elementos que fizeram do filme o que é, repaginando-o e ao mesmo tempo indo além, explorando novas possibilidades para, de preferência, contar uma nova história. Não parece ser esse o caminho do novo Robocop. As modificações aqui caem no quesito tecnológico (os robôs e a tecnologia parecem muito mais futuristas, obviamente) e na amenização da violência.
Mas que é bom ver Michael Keaton, Gary Oldman e Samuel L. Jackson juntos, ah, isso é. Mas ver um Robocop com armadura negra foi estranho…
Eis aqui o que eu considero um trailer perfeito! Apresenta de forma muito clara a proposta do filme, sem exageros e na medida para deixar a plateia interessada sem ter que expor cada mínimo detalhe e virada da história! Apesar de contar com dois nomes super conhecidos do público no elenco, o trailer mostra confiança em sua trama ao não mostrar seus conhecidos rostos e só os reconhecemos por suas vozes debaixo dos capacetes de astronautas.
O que vemos então? Uma nave espacial na órbita da terra, alguns astronautas trabalhando, sinais de que há lixo espacial a caminho, dificuldades de comunicação com a base na Terra e então um acidente! E a Dra. Stone sozinha vagando pela imensidão do espaço – uma cena apavorante. E basta! Não vejo a hora de saber mais… quando estreia mesmo?
Publicado originalmente aqui.
0 Seja o primeiro a curtir esse farelo